E ai, galera, tudo bem?
Meu nome é Rafael de Serpa, sou personal trainer e hoje estou dando início a uma nova coluna aqui no Blog da Marie. De agora em diante, todas as quartas-feiras teremos matérias do tema fitness, com dicas de treino e muito mais! Fiquem de olho nas atualizações e assine nosso feed para receber por e-mail nossas publicações.
Para começar, vamos falar um pouco sobre uma dúvida que vive nos assombrando: carga máxima ou amplitude máxima?
Quando falamos em musculação, a primeira coisa que vem à cabeça de algumas pessoas é que se trata de uma modalidade onde há levantamento de pesos excessivos. Algumas lembram logo daqueles vídeos absurdos que vemos na internet, onde as pessoas exageram nos pesos e fazem os exercícios totalmente incorretos. Balela! Essa linha de pensamento é totalmente equivocada e pode não ser interessante para
alcançar determinados objetivos.

Quando se trata de hipertrofia (aumento de massa muscular), a carga é apenas uma das diversas variáveis que podem existir em um treino. Ao extrapolar na escolha desta, corre-se o risco de prejudicar outras variáveis importantes, como a amplitude do movimento, por exemplo, que nada mais é do que a execução perfeita do exercício realizado.
Alguns estudos, como o de ARMSTRONG et al (1991), apontam que "a contração a partir de ângulos elevados geram um número maior de microlesões na fibra muscular, uma das formas mais conhecidas de se alcançar a hipertrofia". Isso significa que, para quem deseja ganhar massa muscular, quanto mais fibras rompidas no músculo durante o treino, melhor será o resultado.
Sendo assim, quando a execução do exercício é encurtada para poder aumentar a carga (peso), rompe-se menos fibras musculares, tornando ainda mais demorado o processo de hipertrofia. Portanto, se o seu objetivo é ganhar massa muscular, busque sempre executar os exercícios com amplitudes máximas, exemplo: supino até o peito e agachamento até o chão.
No vídeo abaixo você pode conferir a forma correta de execução destes dois exemplos citados acima.
Também é válido ressaltar que existem
métodos de treino que têm como base repetições mais curtas, mas estes possuem finalidades específicas e falaremos sobre elas numa outra matéria.
Então, agora que você já sabe como alcançar seu objetivo, #levantadosofáevaitreinar!
Então, agora que você já sabe como alcançar seu objetivo, #levantadosofáevaitreinar!

Nenhum comentário:
Postar um comentário