Blog da Marie: O que emagrece mais: Musculação ou Exercícios Aeróbicos?

PUBLICIDADE

O que emagrece mais: Musculação ou Exercícios Aeróbicos?


Falar em "queimar calorias" e "perder gordura" nos remete sempre aos exercícios aeróbicos, não é mesmo? Pois é, não está errado! Porém, existe uma diferença entre esse gasto calórico e o emagrecimento propriamente dito, e é sobre isto que vamos falar hoje.

Antigamente a maioria das pessoas frequentavam as academias apenas quando estavam a cima do peso, devido a isto, as esteiras eram os equipamentos mais disputados do espaço e eram tidas como as maiores aliadas na perda de peso. 

E por muito tempo foi o que algumas pessoas pensavam ser o ideal para atingir seus objetivos. No entanto, hoje em dia, sabemos que não é bem assim, pois já foi constatado que o treinamento aeróbio de longa duração e baixa intensidade não é a forma mais eficaz de alcançar a redução do percentual de gordura corporal.

Existem vários estudos que comprovam isso e eles não são tão recentes, como o de TREMBLAY, feito em 1994, onde foi dirigida uma pesquisa em que foi possível concluir que os indivíduos que realizaram o treino aeróbio de baixa intensidade, tiveram até um gasto calórico maior do que os que praticaram o de alta intensidade, mas quando foram analisar o percentual de gordura corporal dos indivíduos da pesquisa, viram que o grupo do aeróbio de alta intensidade havia perdido algo em torno de 9 vezes mais gordura que o grupo contrário.

Desta forma, os autores concluíram que "para um dado nível de dispêndio energético, exercícios vigorosos favorecem balanço calórico e balanço de lipídios negativos em proporções maiores que exercícios de intensidade moderada a média". Ou seja, um estudo que foi feito há mais 20 anos, já mostra a ineficácia desse método de treino, relacionando o mesmo à redução de gordura.

Sendo assim, se o seu objetivo é perder peso, não importa se você faz musculação ou aeróbio, o importante é fazer os exercícios com maior intensidade e, de preferência, alterná-los (fazendo circuitos, por exemplo). Assim você conseguirá atingir seu objetivo de forma mais rápida.


No final, a soma do gasto calórico total é o que vai resultar no processo de emagrecimento, mas nunca esqueça que os benefícios dos exercícios resistidos e aeróbios para saúde são específicos de cada um, por isso, o ideal é praticar os dois para obter todos os benefícios na saúde, além do emagrecimento, como o aumento da mineralização óssea, aumento da massa muscular, aumento do consumo de oxigênio e capacidade aeróbia, alteração dos perfis lipídicos sanguíneos, baixa das triglicérides sanguíneas, fortalecimento dos tendões e articulações, redução da pressão arterial, maior autoestima, menores índices de depressão, etc.

Isso não quer dizer que você não deva mais fazer o aeróbio de baixa intensidade e longa duração. Caso seu objetivo seja correr uma maratona, ou simplesmente a busca do prazer na corrida, fique à vontade, mas só corra pelo motivo certo e procure sempre se manter atualizado, seguindo o que a ciência prova ser melhor e não o que uma pessoa qualquer julga ser melhor, dessa maneira seu treino vai ser muito mais eficaz. Procure sempre a ajuda de um bom profissional (educador físico e nutricionista) e siga uma boa dieta, isso ajuda bastante no processo.

Agora #levantadodofáevaitreinar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *